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UX Designer
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Os 13 tópicos mais importantes para a sua carreira na área de UX
O que está incluso no programa
Design para pessoas: definição e valor do design
Design Thinking
Descubra: Pesquisa de Usuário
Técnicas de UX Research
Definindo o problema e a Ideação
Usabilidade e protótipos
Design Iterativo
UX Writing
Princípios do UX
Fundamentos de User Interface
Look and Feel
Escalando o Design e Design em Projetos
Projeto Final
1. Design para pessoas: definição e valor do design
Uma introdução sobre o valor do design na era do cliente. Neste módulo, iremos definir o que é UX e UI, benefícios da aplicação do design em produtos ou serviços, evolução do design e ROI do design. Exploraremos cases de design que mudaram indústrias e mercados inteiros.

– Design para pessoas
– Casos que influenciaram o mercado
– Definições de design de UX e UI
– O valor do design
2. Design Thinking
Após a introdução, falaremos sobre o que é Design Thinking e como implementá-lo em projetos. Abordaremos as metodologias mais conhecidas de design thinking do mercado e faremos um deep dive no Case do Carrinhos de Compras da IDEO, exibido em 1999 pela ABC.

– Design Thinking e UX
– Estudo de caso: carrinho de compras IDEO, da ABC
– Nomes diferentes, mesma metodologia (IDEO, NN/g e Double Diamond)
3. Descubra: Pesquisa de Usuário
Neste módulo, falaremos sobre a importância das metodologias de UX Research para uma compreensão aprofundada do contexto e dos pain points do usuário. Exploraremos estruturas importantes para entendermos os usuários, como os 5 porquês. Também falaremos sobre cognição, comportamento e modelos mentais.

– Desk Research
– Metodologias de pesquisa
– Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas)
– Quem são os usuários?
4. Técnicas de UX Research
Neste módulo, aprofundaremos nas principais técnicas da UX Research, que ajudarão aos nossos alunos não só a aplicar essas técnicas em projetos, mas a desenvolver estratégias com foco nos pain points reais dos usuários.

– Diferenças entre as metodologias de pesquisa
– Recrutamento de usuários e proto-personas
5. Definindo o problema e a Ideação
Após a fase de pesquisa, exploraremos diferentes matrizes e formas de consolidação de dados de pesquisa para seguir para o próximo passo do projeto: a ideação e priorização.

– Personas
– Jornadas do Usuário
– Mapa de empatia
– Needs Statements
– Ideação e Priorização
6. Usabilidade e protótipos
Vamos aprender como projetar diferentes níveis de protótipos, com foco em elementos importantes de usabilidade.

– Usabilidade e Heurística da Usabilidade
– Fluxos do usuário
– Tipos de protótipos para interfaces digitais
– Ferramentas para prototipagem
7. Design Iterativo
Este módulo irá explorar diferentes maneiras de testar seu conceito, soluções e com usuários reais.

– Conceito de Design Iterativo
– Testes de conceitos
– Testes de Usabilidade
– Outros
8. UX Writing
Vamos explorar conceitos de UX Writing para criar textos que ajudem o usuário a completar tarefas na interface, levando em consideração os resultados do UX Research. Também aprenderemos sobre alguns conceitos para ajudar a projetar soluções de interfaces de voz.

– Fundamentos de UX Writing
– Arquitetura da Informação
– Tom de voz, vocabulário e guia de estilo
– Boas práticas
– Storytelling
9. Princípios do UX
Neste módulo, exploraremos princípios importantes que os designers podem considerar ao criar uma interface com o usuário.

– Efeito de Usabilidade Estética
– Lei de Fitts
– Lei de Hick
– Lei de Jakob
– Direito da Região Comum
– Lei da proximidade
– Lei da semelhança
– Lei de Miller
– Princípio de Pareto
– Regra de final de pico
– Efeito de posição serial
– Efeito Von Restorff
10. Fundamentos de User Interface
Neste módulo, vamos abordar fundamentos visuais importantes para o design de uma interface digital, web e móvel.

– Alinhamento
– Equilíbrio
– Preenchimento e espaço em branco
– Contraste
– Grades e alinhamento
– Consistência
11. Look and Feel
Vamos explorar elementos da look and feel, um importante fundamento do design emocional. Pensar e projetar produtos e serviços usando esses conceitos é se preocupar em como uma interface faz o usuário perceber e sentir antes, durante e depois de usá-la.

– Componentes da aparência
– Paletas de cores
– Iconografia
– Tipografia
– Ilustrações
– Moodboard
– Ferramentas
12. Escalando o Design e Design em Projetos
Como escalar o design em uma equipe ou empresa? Aqui vamos explorar maneiras de manter a consistência entre uma equipe de designers e produtos diferentes.

– Design System
– Design Patterns
– Atomic Design
– Workshops e Design Sprint
13. Projeto Final
Para desenvolver seu projeto final o aluno poderá escolher um dos três briefings apresentados pela empresa parceira do curso, o Banco Original.
Flavia Kawazoe Cabral
Design Lead na IBM e Coordenadora do Curso de UX/UI da EBAC
Flavia Kawazoe Cabral trabalha na IBM há mais de 10 anos, e há mais de 7 com Design. Começou com foco em UX Design e agora atua como líder de design para um produto para Cientista de Dados da IBM. Especializada em Estratégia de Marketing pela ESPM, ela possui também uma pós-graduação em Arquitetura da Informação e UX.

Além disso, Flavia possui certificação em UX e Interaction Design pela Nilsen Norman Group e Design Thinking Coach pela IBM. Flavia também coordena os cursos de UX/UI da Escola Britância da Artes Criativas, tanto online como presencial. É co-fundadora de um projeto de voluntariado que visa fomentar e ajudar mulheres a transitar de carreira e se inserir no mercado de trabalho como UX Designer.
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